segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Definições de raça e etnia - Aspectos

Socioantropólogos.


Segundo o dicionário da Porto Editora :

Raça : agrupamento natural de indivíduos que apresentam um conjunto comum de caracteres hereditários, tais como a cor da pele, os traços do rosto, o tipo de cabelo, etc., que definem variações dentro da mesma espécie.
Etnia : conjunto de indivíduos que, podendo pertencer a raças e a nações diferentes, estão unidos por uma cultura e, particularmente, por uma língua comuns.


Por exemplo, eu posso ser de raça negra e pertencer a uma etnia em que a maioria das pessoas é de raça branca — e vice-versa. Ou posso pertencer a uma nacionalidade (portuguesa, por exemplo) e pertencer simultaneamente a uma etnia que coexiste em uma outra nacionalidade — desde que se mantenham os traços étnicos comuns, segundo a definição supracitada. Podemos, assim, falar em etnia portuguesa quando nos referimos, por exemplo, aos emigrantes portugueses no Luxemburgo e aos emigrantes portugueses em França, sejam os primeiros e os segundos de raça branca, amarela, negra etc. O que faz uma etnia não é a raça, mas antes é a cultura e alíngua.
O facto de existirem etnias, que podem englobar em si mesmas várias raças, não significa que as raças não existam. O conceito de etnia é sociológico, enquanto que o conceito de raça é antropológico.
Por outro lado, pelo facto de na realidade existirem raças, não se justifica racionalmente o racismo — uma coisa não se segue à outra (non sequitur). Nem tão pouco se deixa necessariamente de ser racista pelo facto de se negar a realidade e a existência de raças (non sequitur) — negar a existência da realidade e, por conseguinte, a existência de raças, pode constituir-se como uma forma de racismo inconfessável, recalcado e reprimido.

Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário