segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Músicas

Etnias, Raça, Brasil



Compositor: Michel Ortiz
Em uma terra de Biodiversidades, 
aonde os brancos vieram em degredos, 
explorar os segredos da Fauna-Flora, 
e assim, impuseram aos índios 
deixar suas tabas, 
miscigenação, miscigenação!

O índio que nos trouxe a cura 
e foi o primeiro a estender a mão, 
só pede reconhecimento 
para que um dia viva em paz com sua nação.

Eis os negros que vieram em porões de navios,
guerreiros lutando pela liberdade, 
futuro e felicidade. 

No coração da Amazônia,etnias e raças, Pacaás novos,
Oro Win, Doromitis, Miguelen, Macurap,
(Branco, Negro, Índio)(Bis)

Link: http://www.vagalume.com.br/boi-malhadinho/etnias-raca-brasil.html#ixzz3qM8yZBxU

Somos Uma Mistura de Raças



Tanta ignorancia, sem razão
Querem te mostrar, algo que não se deve existir
Bando de idiotas, doentes mentais
Fora do Brasil, RACISMO NUNCA MAIS!

Somos uma mistura de raças
Temos orgulho de ser Brasileiros
Lutando pela nossa bandeira e pela nossa nação
Somos uma mistura de raças
Temos orgulho de ser Brasileiros
Lutando pela nossa bandeira e pela nossa nação

Tanta ignorancia, não pode existir racistas no Brasil
IREMOS DESTRUIR!
Bando de idiotas, doentes mentais
Fora do Brasil, RACISMO NUNCA MAIS!

Somos uma mistura de raças
Temos orgulho de ser Brasileiros
Lutando pela nossa bandeira e pela nossa nação
Somos uma mistura de raças
Temos orgulho de ser Brasileiros
Lutando pela nossa bandeira e pela nossa nação
Somos uma mistura de raças
Temos orgulho de ser Brasileiros
Lutando pela nossa bandeira e pela nossa nação
Somos uma mistura de raças
Temos orgulho de ser Brasileiros
Lutando pela nossa bandeira e pela nossa nação

Link: http://www.vagalume.com.br/bota-gasta/somos-uma-mistura-de-racas.html#ixzz3qM9RnOYw


Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202


Charges








Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202


Video: Nós não somos de raça nenhuma


No passado, a crença que a humanidade podia ser dividida em raças distintas que diferiam em uma escala de valores contribuiu para justificar discriminação, exploração e atrocidades. Avanços recentes da genômica humana e genética de populações demonstraram que critérios previamente usados para diferenciar raças humanas não têm significado biológico.






Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202



Video: Raça ,Etnia , Classe Social e Cidadania




Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202


Video: ETNIA - Identidade Brasileira





Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.

Turma: 202
LINKS PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

Gilberto Freyre : O povo Mestiço
fichasmarra.wordpress.com/2011/11/02/gilberto-freyre-o-povo-mestico/

Raça ou Etnia ?
http://ofensivanegritude.blogspot.com.br/2010/12/raca-ou-etnia.html

Composição étnica do Brasil.
pt.wikipedia.org/wiki/Composição_étnica_do_Brasil

Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.

Turma: 202

Definições de raça e etnia - Aspectos

Socioantropólogos.


Segundo o dicionário da Porto Editora :

Raça : agrupamento natural de indivíduos que apresentam um conjunto comum de caracteres hereditários, tais como a cor da pele, os traços do rosto, o tipo de cabelo, etc., que definem variações dentro da mesma espécie.
Etnia : conjunto de indivíduos que, podendo pertencer a raças e a nações diferentes, estão unidos por uma cultura e, particularmente, por uma língua comuns.


Por exemplo, eu posso ser de raça negra e pertencer a uma etnia em que a maioria das pessoas é de raça branca — e vice-versa. Ou posso pertencer a uma nacionalidade (portuguesa, por exemplo) e pertencer simultaneamente a uma etnia que coexiste em uma outra nacionalidade — desde que se mantenham os traços étnicos comuns, segundo a definição supracitada. Podemos, assim, falar em etnia portuguesa quando nos referimos, por exemplo, aos emigrantes portugueses no Luxemburgo e aos emigrantes portugueses em França, sejam os primeiros e os segundos de raça branca, amarela, negra etc. O que faz uma etnia não é a raça, mas antes é a cultura e alíngua.
O facto de existirem etnias, que podem englobar em si mesmas várias raças, não significa que as raças não existam. O conceito de etnia é sociológico, enquanto que o conceito de raça é antropológico.
Por outro lado, pelo facto de na realidade existirem raças, não se justifica racionalmente o racismo — uma coisa não se segue à outra (non sequitur). Nem tão pouco se deixa necessariamente de ser racista pelo facto de se negar a realidade e a existência de raças (non sequitur) — negar a existência da realidade e, por conseguinte, a existência de raças, pode constituir-se como uma forma de racismo inconfessável, recalcado e reprimido.

Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202

Democracia Racial - Gilberto Freyre


democracia racial é um termo usado por algumas pessoas para descrever relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de alguns estudiosos que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial. Estudiosos afirmam que os brasileiros não vêem uns aos outros através da lente da raça e não abrigam o preconceito racial em relação um ao outro. Por isso, enquanto a mobilidade social dos brasileiros pode ser limitada por vários fatores, gênero e classe incluído, a discriminação racial é considerada irrelevante (dentro dos limites do conceito da democracia racial).
O conceito foi apresentado inicialmente pelo sociólogo Gilberto Freyre, na sua obra Casa-Grande & Senzala, publicado em 1933. Embora Freyre jamais tenha usado este termo nesse seu trabalho, ele passou a adotá-lo em publicações posteriores, e suas teorias abriram o caminho para outros estudiosos popularizarem a ideia.
Freyre argumentou que vários fatores, incluindo as relações estreitas entre senhores e escravos antes da emancipação legal dada pela Lei Áurea em 1888, e o caráter supostamente benigno do imperialismo Português impediu o surgimento de categorias raciais rígidas. Freyre também argumentou que a miscigenação continuada entre as três raças (ameríndios, os descendentes de escravos africanos e brancos) levaria a uma "meta-raça". A teoria se tornou uma fonte de orgulho nacional para o Brasil, que se contrastou favoravelmente com outros países, como os Estados Unidos, que enfrentava divisões raciais que levaram a significantes atos de violência. Com o tempo, a democracia racial se tornaria amplamente aceita entre os brasileiros de todas as faixas e entre muitos acadêmicos estrangeiros. Pesquisadores negros nos Estados Unidos costumavam fazer comparações desfavoráveis ​​entre seu país e o Brasil durante a década de 1960.
Nas últimas quatro décadas, principalmente a partir da publicação em 1976 de Preto no Branco, escrito por Thomas Skidmore, um estudo revisionista das relações raciais brasileiras, os estudiosos começaram a criticar a noção de que o Brasil seja de verdade uma democracia racial. Skidmore argumenta que a elite predominantemente branca na sociedade brasileira promoveu a democracia racial para obscurecer formas de opressão racial.
Os críticos que se opõem à ideia da democracia racial, afirmando que ela seja um mito, frequentemente usam como base a alegação genérica de que não seria possível impossível definir com exatidão à qual raça uma pessoa pertença realmente, visto que os próprios indivíduos não são capazes de se definir. Muitos pesquisadores relatam estudos em que demonstram a discriminação generalizada nos campos do emprego, educação e política eleitoral. O uso aparentemente paradoxal da democracia racial para obscurecer a realidade do racismo tem sido referido pelo estudioso Florestan Fernandes como o "preconceito de não ter preconceitos". Ou seja, porque o Estado assume a ausência de preconceito racial, ele não consegue fazer cumprir o que existem poucas leis para combater a discriminação racial, pois acredita que tais esforços sejam desnecessários.
Michael Hanchard, cientista político da Universidade Johns Hopkins, argumenta que a ideologia da democracia racial, muitas vezes promovida por aparatos estatais, impede uma ação efetiva de combate à discriminação racial, levando as pessoas a atribuírem a discriminação a outras formas de opressão e permitindo que funcionários do governo acusados ​​neguem a sua existência, mesmo que apenas inicialmente.

Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202

RAÇA E ETNIA


A discussão em torno do tema raça e etnia é uma dos debates mais constantes na sociedade contemporânea. Sobretudo porque este questão está no cerne dos conflitos que o mundo vem atravessando, sejam por causa das guerras entre os povos, os constantes conflitos étnicos, por exemplo, no oriente médio, seja por causa da exclusão social pela qual alguns grupos raciais passam em diversos países, aqui no Brasil, negros e índios, nos EUA os latinos dentre outros.

Contudo estes conceitos precisam ser bem compreendidos antes de adentrarmos nas principais pautas de discussão relacionadas a este tema.
O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças decaracterísticas físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Pode-secompreender melhor o que se quer dizer quando fala-se de raça quando se atenta para asquestões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceito de Etnia está relacionado ao âmbito da cultura, os modos de viver, costumes,afinidades lingüísticas de um determinado povo criam as condições de pertencimento naqueladeterminada etnia. Pode-se compreender melhor as questões étnicas a partir dos inúmerosexemplos que enchem a televisão de manchetes, como os eternos conflitos entre grupos étnicosno oriente médio que vivem em disputa política por territórios ou por questões religiosas.
Porém estes conceitos não são suficientes para que se possa compreender a realidade dos setores sociais que sofrem com estas questões, sobretudo os negros e indígenas aqui no Brasil.
Nomes: Matheus Gomes , Saulo Germano , Daniel Teixeira , Gabriel Evangelista , Igor Patrick , Adson Willy , Guilherme Arcanjo , Patrick Oliveira.
Turma: 202